Mas como é todo o processo da gravidez? O que acontece com o bebê durante todo o período? Além de nos questionarmos, ficamos curiosos para saber mais detalhes, e em cada semana, acontece algo. É um processo, que dura 9 meses e um desenvolvimento que vai até muito depois de "sair" da barriga da mãe!

A gestação pode ser dividida em algumas fases, com mais detalhes através de um acompanhamento semana à semana ou de forma mais ampla, a cada trimestre.
Em ambos os casos, este acompanhamento é acompanhado de diversas mudanças no corpo do bebê e também no seu corpo. Ou seja, é possível acompanhar o feto em desenvolvimento, bem como as alterações no corpo da mamãe durante a gravidez.
O ciclo gestacional começa no momento da fecundação do óvulo dentro do sistema reprodutor feminino e termina no momento do parto do bebê.
Gravidez Semana a Semana
O acompanhamento do ciclo da gravidez semana a semana é o mais comum, pois é o que usamos para marcar as consultas no médico, para marcar o ultrassom e também para a realização dos exames pré-natal. Uma gravidez saudável termina entre 38 a 42 semanas.
1 Semana de Gravidez – Primeiro Semestre – primeiro mês da gravidez
A primeira semana da gravidez é contada a partir de sua última menstruação. Como não é possível calcular com exatidão o dia da concepção, normalmente a contagem de semanas de gravidez é realizada a partir dessa data.
Tecnicamente a mamãe ainda não está grávida, mas para a contagem de semanas a última menstruação é a data mais certa. Você pode até se perguntar como saber se estou grávida, mas mesmo os testes sanguíneos podem falhar, então os testes de farmácia também não server, não gaste seu dinheiro ainda. Neste momento o melhor é tentar reduzir a ansiedade.
2 Semanas de Gravidez
A menstruação acabou e em breve ocorrerá a liberação do óvulo maduro pelos ovários. Esse óvulo ficará na trompa até a chegada do espermatozóide – quando ocorrerá a fecundação e o início do desenvolvimento do bebê.
Na segunda semana de gravidez é bem possível que os testes de farmácia já apontem alguma coisa, mas escolha aqueles que são mais sensíveis, que infelizmente são os mais caros.
3 Semanas de Gravidez
Na terceiras semana de gravidez, o óvulo acabou de ser fecundado, mas o feto não é muito maior que uma cabeça de alfinete nessa fase.
Nessa semana, a grande maioria das mamães ainda nem sabem que estão grávidas. O óvulo fecundado desce para o útero, onde continuará se desenvolvendo.
4 Semanas de Gravidez
Na quarta semana de gravidez é que podemos oficialmente falar que a mamãe está grávida.
Nessa semana o óvulo deixa de ser um conjunto de células para se tornar um embrião – pois nessa fase todos os seus órgãos estão se preparando para o desenvolvimento, inclusive do sistema nervoso.
5 Semanas de Gravidez – Segundo mês
Na quinta semana de gravidez o feto já possui pouco mais de 1 milímetro. Os órgãos e músculos já começam a se desenvolver, bem como ocorre a formação das primeiras células ósseas e sanguíneas.
Essa fase é crucial para o sistema nervoso central da criança, e é nessa fase que você precisará prestar atenção a quantidade de ácido fólico ingerida.
Vale lembrar que nessa fase a placenta ainda não está completamente formada e a barreira placentária (a proteção do bebê) ainda não está ativa. Por esse motivo, evite substâncias que possam prejudicar o bebê, como álcool, cigarro, entre outros… Aliás, acostume-se com uma alimentação mais saudável.
6 Semanas de Gravidez
Nessa fase o feto já possui cerca de 6 milímetros de comprimento e apresenta os vestígios de membros. O coraçãozinho já está pré formado e tem batimentos que variam entre 120 e 160 vezes por minuto. Também existe a base dos demais órgãos.
Nessa fase a futura mamãe tem mais enjôos. Aliás, quer saber mais sobre os enjôos? Não deixe de conferir o nosso artigos sobre como amenizar os enjôos da gravidez.
7 Semanas de Gravidez
Na sétima semana de gravidez o feto já possui bracinhos e perninhas. Os pés e mãos ainda não estão desenvolvidos. O sistema nervoso continua em desenvolvimento. O ouvido já está bem desenvolvido e o bebê já começa a escutar.
Apesar do bebê já ter começado a se desenvolver, sua barriga ainda não mostra muitos traços de que você está esperando um bebê. Mas a quantidade de sangue no organismo já aumentou e é normal que você sinta vontade de ir ao banheiro várias vezes por dia.
8 Semanas de Gravidez
Na oitava semana de gravidez o feto já tem 2 centímetros. Nessa fase a barreira placentária já é bastante eficiente. Nessa fase o feto já possui várias características de um pequeno bebezinho: ombros, bracinhos, nariz. As estruturas internas da região do pescoço também já estão mais desenvolvidas.
Sua pele pode apresentar uma predisposição a manchinhas, seu intestino também pode funcionar mais devagar e seu estômago pode ficar mais sensível.
Para esses problemas: não esqueça do filtro solar e beba bastante água.
9 Semanas de Gravidez – Terceiro Mês
Embora seu bebê ainda não seja muito grande (apenas 3 centímetros), as articulações do feto já estão formadas e ele se movimenta dentro da bolsa.
Nessa fase o cérebro cresce bastante. Aliás, com a audição cada vez melhor, é interessante cantar e conversar com o feto.
10 Semanas de Gravidez
Com 10 semanas seu filho deixa de ser um feto e passa a ser um bebê. Nessa fase, seu filho já tem a grande maioria dos órgãos vitais funcionando. Aliás, é a partir dessa semana que o bebê vai se desenvolver em tamanho.
Nessa fase o médico vai te solicitar o primeiro ultrassom – o que vai te ajudar a avaliar a idade do bebê, bem como identificar quaisquer problemas de formação que o bebê possa vir a ter. Nesta fase, as chances de um aborto espontâneo já caem bastante, então você já pode começar a se planejar como vai dar a notícia para os amigos e familiares.
11 Semanas de Gravidez
Na décima primeira semana a cabeça do bebê já está bem formada. Os músculos relacionados a respiração estão se formando, bem como os dedinhos das mãos e dos pés. Os órgãos sexuais externos também começam a tomar forma. Nessa fase a mamãe sente menos enjôos.
12 Semanas de Gravidez
Com 12 semanas o bebê já tem 6 centímetros e cerca de 14 gramas. Suas cordas vocais estão em formação, as unhas dos dedinhos já começam a se formar e eles também já podem responder a estímulos.
Nessa fase os primeiros sintomas de que você está grávida começam a aparecer: sua barriga começa a crescer, os seios também. Aliás, é comum ganhar um pouco de peso e você sentirá mais fome. Os enjôos também acabam.
13 Semanas de Gravidez- Segundo Trimestre – Quarto mês
Nas próximas semanas o seu bebê vai crescer – e muito. Nessa fase os rins já estão bem formados e ele já é capaz de fazer xixi. Acabou o primeiro trimestre da gravidez e os momentos mais críticos da formação do bebê, mas é necessário manter os cuidados.
14 Semanas de Gravidez
Nessa semana o bebê já tem papilas gustativas e seus órgãos internos praticamente formados, com todas as estruturas principais. Nessa fase o bebê se mexe, já é capaz de fazer caretas e até mesmo chupar o dedo. Nessa fase as mamães sentem muita fome, mas é bom tomar cuidado para não engordar demais.
15 semanas de Gravidez
Nessa semana o bebê já possui cerca de 10 centímetros e 50 gramas. Ele também é capaz de perceber alterações de luz no ambiente, apesar de seus olhinhos ainda estarem bem fechados. Se você tem curiosidade sobre o sexo do bebê, a partir dessa semana já é possível saber.
16 Semanas de Gravidez
Na décima sexta semana o bebê já pesa cerca de 80 gramas. Os ossos continuam a se formar e os sistemas circulatório e urinário estão terminando de se formar.
17 Semanas de Gravidez – Quinto mês
Nessa fase o bebê já tem cerca de 12 centímetros e se movimenta bastante. Ele também começa a ganhar gordura para preservar a temperatura. Nessa fase já é possível começar a sentir os movimentos do bebê: mas calma, se você não começou a sentir não precisa se desesperar.
18 Semanas de Gravidez
Agora o bebê já tem cerca de 14 centímetros e pesa 150 gramas. O órgãos genitais estão bem mais visíveis, então se nos ultrassons anteriores vocês não conseguiram saber se o bebê é menino ou menina, a partir dessa semana será bem mais fácil.
Agora que o bebê está esticando, mamãe, atenção redobrada na hidratação da pele: não esqueça de ingerir muito líquido e usar (e abusar) de loções hidratantes. Aliás, confira com o seu obstetra as opções de hidratantes para gestantes.
19 Semanas de Gravidez
A partir dessa semana a mielina começa a se formar, o que garante a transmissão de impulsos elétricos entre os neurônios. A partir dessa semana podem ocorrer contrações fora de horas e é bom se informar sobre os diferentes tipos de contração e manter a dieta equilibrada.
20 Semanas de Gravidez
Nessa semana o seu bebê já deve ter em média 260 gramas e 16 centímetros. Nessa fase o organismo da mamãe começa a se preparar para o parto: a pele do bebê fica coberta por uma substância oleosa chamada “vernix caseosa”.
Nessa fase também é comum a mamãe começar a produzir o colostro, o leite das primeiras mamadas do bebê.
Continua no próximo post →
Foto: Revista Crescer
Foto: Revista Crescer