Vida intra-uterina, o que aprendemos lá dentro? (Parte I)


Para começar a detalhar sobre o desenvolvimento infantil, precisamos falar do começo de tudo, que é dentro da barriga da mãe! Muitas coisas já começam a ser definidas a partir dos primeiros meses de gestação, e saber disso é muito importante para que as mães valorizem todos os cuidados durante a gravidez, e não deixem de fazer o pré-natal! Cada detalhe é muito importante, encontramos uma série muito informativa sobre esse assunto, que detalha o que acontece na vida intra-uterina, o texto segue nesse post, e fica dividido em três partes.

A partir de quando a criança aprende? Será que já nasce sabendo algo? Como ela se constitui? Quais são as fases pelas quais passa e quais os principais desafios e conquistas que encontra em cada uma delas?

Já ouviu falar de psicologia pré-natal? Esta área de estudo tem crescido cada vez mais com o advento das novas tecnologias aplicadas à área médica. Por meio de equipamentos progressivamente mais refinados foi possível descobrir que dentro da barriga da mãe o bebê já é capaz de conhecer alguns aspectos sobre o ambiente em que está. E este aprendizado fica armazenado em um tipo especial de memória: a memória corporal.

Desta forma, sabemos que o desenvolvimento do bebê ocorre tanto pelo amadurecimento físico ao longo da gestação quanto a partir das experiências e explorações que realiza enquanto está na barriga. A gestação é dividida em três estágios:

  • ·         fase germinal, que dura de 10 a 14 dias e envolve a concepção e a implantação do feto no útero.
  • ·         estágio embriônico, que vai da segunda semana à oitava e é o principal momento de formação dos órgãos e desenvolvimento dos sistemas essenciais do corpo.
  • ·       estágio fetal, que vai da oitava semana até o parto e no qual ocorre principalmente o crescimento da criança. Nesta fase ela é capaz de sentir as carícias que são feitas na barriga! 
Esse vídeo mostra como é dentro da barriga, todo o desenvolvimento do feto.




Fases da gravidez em 10 auto-retratos pela fotógrafa Sophie Starzenski.
Alguns aspectos são muito importantes para o bom desenvolvimento da criança ao longo da gestação. A alimentação da mãe, sua exposição a drogas, incluindo nicotina e bebidas alcóolicas, e radiação, bem como o adoecimento por vírus ou infecções são elementos que podem interferir no crescimento e formação do bebê. Mães com idade avançada ou muito jovens também podem ter complicações. Em todos os casos é recomendado acompanhamento médico para verificar se tudo vai bem e para resolver qualquer intercorrência o mais rápido possível.


Continua no próximo post →




Referências:


(Foto 1) Disponível em: <http://salutemed.com.br/portal/gravidas-veja-cinco-dicas-para-se-proteger-do-virus-zika/> Acessado em 20 de abril de 2017
(Vídeo): Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rffjzjDBr04&feature=youtu.be> Acesso em 19 de abril de 2017