Vocês sabiam que a amamentação, além de fornecer os nutrientes necessários para alimentação dos bebês nos primeiros meses de vida, também é uma forma de garantir um sorriso harmonioso?
Poucos sabem que a amamentação apresenta reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança. O aleitamento natural é a melhor opção para favorecer o exercício da sucção do bebê, muito importante para o desenvolvimento muscular e ósseo da face. O aleitamento ajuda a projetar para frente o queixo do bebê, que, em geral, nasce posicionado mais para trás. Ao mamar no peito, a criança também aprende a respirar pelo nariz e a posicionar a língua na maneira correta. Portanto, a amamentação natural deve sempre ser incentivada.
No entanto, há diferentes ocasiões nas quais as mães não podem ou não conseguem amamentar e por isso, precisam oferecer mamadeiras a seus bebês. E qual a diferença de mamar na mamadeira? O exercício dos músculos da face com a mamadeira é quase inexistente, devido à facilidade com a qual ele suga o leite, principalmente quando existe um furo generoso no bico.
Existe ainda a opção de oferecer o leite no copinho, que deve ser esterilizável, tipo uma xícara. É mais trabalhoso, é verdade, mas é muito eficaz para o desenvolvimento facial da criança porque há o exercício dos músculos. Mas, se não conseguirem o copinho, optem sempre por mamadeiras com bicos ortodônticos e que se assemelham com o bico do seio materno. Assim, seus filhos também executarão algum trabalho muscular ao sugar. E nunca façam aqueles bicos grandes nas mamadeiras! Prefiram os bicos de silicone com furos pequenos e prestem atenção aos tamanhos adequados de acordo com os meses de vida da criança. Ah!! E sempre livre de BPA!
Referência:
Disponível em: <http://turmadatiamari.com.br/a-importancia-da-amamentacao-no-desenvolvimento-da-crianca/> Acesso em 20 de abril de 2017
Foto: Google
